Sinónimos de Nós


Vestígios, marcas, sinais. Sinónimos que ditam a nossa presença e por onde passámos. Unívocos que num instante apenas se transformam em nada, vazio, silêncio. A nossa presença é apagada, extinta, fica sem rasto. Somos como um enorme dicionário de adjectivos e substantivos. Um verbo entoado no presente, sem pretérito perfeito ou imperfeito. Um conjunto de palavras e de frases feitas que nos define e nos ilude. Vocábulos que nos castigam e nos alentam com o significado do seu contrário. Ontem alegria. Hoje tristeza. Ontem paixão. Hoje recordação. Hoje amiga. Amanhã esquecida. Hoje lúcido. Amanhã louco. Ontem mágoa. Hoje esperança. Hoje preso. Amanhã livre. Ontem nada. Hoje tudo.
Helga

8 comentários:

GizeldaNog disse...

Querida Helga...

Uma imagem instigante!

Essa cadeira vazia em um cenário que se modifica , como natural que é, dá-nos a sensação de vazio...

mas,se alguém, um único dia, o preencheu, já cumpriu seu destino de existir.

Acho que, embora hoje estejamos exercendo o ofício de viver, amanhã seremos o ontem, o que já se foi ...todos nós, inexoravelmente.

Talvez, por isso, a gente deva se entregar à vida , AGORA, com tudo que ela nos permite.Há, no entanto, uma diferença muito grande entre saber isso e praticar isso.Cabe-nos escolher.

Estava com asudades de você. Seu novo template está lindo!

Beijos

luisa disse...

A nossa vida é assim, Helga. Cheia de contradições. :)

AC disse...

E, no entanto, é na aparente contradição que temos que encontrar o equilíbrio, sabendo que do fel ao mel muitos sabores temos que provar. E, acima de tudo, estamos cá.
Excelente texto, Helga!

Beijo :)

Daniel C.da Silva disse...

E aqui está o Homem, o ser humano, belissimamente bem retratado, em tudo o que é, o que o enforma, e tal como o tempo, com os seus dias de sol e de chuva nos momentos da alma. Somos simples ou complexos? Nao sei. Sei que somos assim. Como diz este texto :)

beijinho amigo

Insana disse...

profundo..

bjs
Insana

Poetic Girl disse...

Saudades das tuas palavras.... beijocas

Fê blue bird disse...

É isso mesma minha amiga, tudo é efémero, e aqui neste mundo virtual isso ainda mais é evidente. Quantas vezes me interrogo sobre este NÓS!!!
Adoro a nova imagem do teu blogue, cheia de esperança!

Beijinhos e desculpa só hoje te vir visitar.

Brown Eyes disse...

Helga o que interessa é que nunca deixemos de ser. Beijinhos